O
Programa Agente Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará – SDA, está com inscrições abertas até o dia 06 de setembro. O presente processo seletivo visa preencher 241 vagas imediatas, além de formar um cadastro de reserva.
DAS VAGAS
As vagas ofertadas são para as seguintes especialidades:
- Graduados na área de agropecuária (Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Tecnologia de Irrigação, Medicina Veterinária e Zootecnia): 38 vagas.
- Técnicos de Nível Médio em Agropecuária (Técnico em Agropecuária, Técnico Agrícola, Técnico em Agricultura, Técnico em Agronegócio, Técnico em Fruticultura, Técnico em Floricultura, Técnico em Aquicultura e pesca e Técnico em Agroindústria): 203.
Os candidatos aprovados deverão comprovar, no ato da posse, dentre outros, os seguintes requisitos:
- Não possuir nenhum vínculo empregatício, tanto a nível público como privado;
- Não ser beneficiário de nenhum auxílio financeiro (bolsa ou instrumento de qualquer organização pública ou privada), de âmbito nacional ou internacional;
- Não ter sido beneficiário de Bolsa de Transferência Tecnológica da Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, com duração igual ou superior de 36 (trinta e seis) meses;
- Ter idade igual ou superior a 18 anos;
- ter concluído o curso ao qual concorrerá;
- possuir, obrigatoriamente, carteira de habilitação válida, categoria A ou B.
DAS INSCRIÇÕES
As inscrições tiveram início no dia 26 de agosto de 2024 e se encerrarão no dia 06 de setembro de 2024, às 23:59h. A inscrição será admitida somente via Internet na página da Secretaria do Desenvolvimento Agrário www.sda.ce.gov.br.
No ato da inscrição o candidato deverá escolher a Região Administrativa da EMATERCE onde deseja ser lotado. Além disso, deverá optar pelo município onde fará a prova objetiva, que são: Aracati, Crateús, Crato, Caucaia, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro, Quixadá ou Sobral.
Segundo o Edital de Abertura, não haverá cobrança de taxa de inscrição.
DA SELEÇÃO
Os candidatos serão avaliados por meio de uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, do tipo múltipla escolha, com quatro opções (A, B, C e D) e uma única resposta correta.
A prova objetiva terá 40 questões e valerá 100 pontos, sendo considerado aprovado o candidato que acertar, no mínimo, 60% das questões.
As provas objetivas terão duração de 3 horas e serão aplicadas no dia 22 de setembro de 2024, das 9:00 as 12:00.
As questões versarão sobre os seguintes temas: Política Nacional de ATER, Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia, Convivência com o Semiárido, Extensão Rural no Ceará, Abordagem de ATER, Metodologias Participativas e Políticas Públicas da SDA.
DA CARGA HORÁRIA E DAS BOLSAS
Os candidatos selecionados dedicarão, de forma exclusiva, 40h semanais às atividades do Programa Agente Jovem. Para tanto, deverão receber uma bolsa nos seguintes valores:
- Graduado na área de agropecuária: R$ 2.989,98;
- Técnico de agropecuária: R$ 1.388,68.
As bolsas terão prazo de vigência de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogada até o máximo de 36 (trinta e seis) meses.
DO REGIME DE CONTRATAÇÃO E VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO
Conforme o Edital de Abertura, “Não há vínculo empregatício para qualquer fim entre o bolsista, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE).”
O prazo de validade desta seleção esgotar-se-á após dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.
Para informações mais detalhadas, leia o edital completo no link abaixo:
EDITAL DE ABERTURA – PROGRAMA AGENTE RURAL – SDA